Passando aqui para conversar um pouquinho mais a respeito de uma dúvida muito comum no consultório que é: por quais procedimentos devo iniciar meus tratamentos na pele?
Bom gente, não existe uma regra, uma conduta definida. Cada tratamento tem sua indicação, então devemos avaliar criteriosamente cada paciente através de uma anamnese.
Porém existe um raciocínio clínico que a maioria dos pacientes se encaixam: Primeiramente: avaliar a musculatura do paciente, a qualidade de pele e por último adequar perfil e proporções do rosto.
Por que uso este raciocínio?
Porque dependendo da força da sua musculatura, das expressões faciais que você faz ao conversar, ao ficar “bravo”, assustado, sua pele terá ou não grande tendência à formar linhas de expressão e então rugas, ainda sim que a qualidade de sua pele esteja ótima!
E como eu trato a musculatura? Com Toxina Botulínica. A toxina botulínica vai relaxar esses músculos e evitar marcar a sua pele, não formando então as temíveis rugas.
Após aplicação da Toxina Botulínica, iniciamos tratamento com bioestimuladores de colágeno para melhorar a qualidade de pele, se for o caso de uma pele mais madura, e se for o caso de uma pele jovem, estaremos criando a famosa “poupança de colágeno”.
Por último, entramos com os preenchimentos com ácido hialurônico, se necessário, com o objetivo de adequar o perfil. As vezes um pouquinho de queixo, uma maçãzinha no rosto, sempre em pequena quantidade e em pontos estratégicos, para manter o conceito em naturalidade.